O dia 2 de abril ficou conhecido como Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa data foi instaurada inicialmente pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 2007, e tem como objetivo ajudar no impulsionamento e conscientização da sociedade sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e sobre os direitos da pessoa com autismo.
Em 2010 durante uma cerimônia em prol dessa causa, a ONU declarou que aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo estão no espectro autista. Essa condição é mais recorrente nos meninos, apesar de não atingir apenas o sexo masculino, no entanto, afeta os meninos em sua maioria e, por isso, a cor símbolo do autismo é a cor azul.
Em alguns países monumentos são iluminados com a cor azul, a fim de dar maior visibilidade à causa do autismo. Já tivemos o Cristo Redentor, o Empire State Building e diversos outros monumentos iluminados na cor azul em anos anteriores. Todo ano a campanha tem como objetivo desmistificar a doença e os tabus acerca dela, além de lutar pelo direito de toda e qualquer pessoa que possua autismo de viver em sociedade e ser respeitada.
A campanha do Dia de Conscientização do Autismo sempre adota um tema. E o tema do ano de 2020 é “Autismo: respeito para todo o espectro”, e nas redes sociais estão usando as hastags: #RESPECTRO, #Autismo e #DiaMundialDoAutismo. Geralmente, vários eventos são feitos em prol dessa data, no entanto, esse ano por conta do isolamento social devido ao coronavírus, as manifestações e atividades não foram confirmadas. Para mais informações acesse o site: revistaautismo.
Livros relacionados:
Comments