Estima-se que, em todo o mundo, que a cada 160 crianças 1 possua o transtorno do espectro autista. O TEA (transtorno do espectro autista) se configura como um transtorno neurológico que afeta a interação social, comunicação verbal e a comunicação não verbal. Infelizmente, os autistas ainda possuem muitas dificuldades de aceitação por grande parte da sociedade e enfrentam resistência ao procurarem por um emprego formal.
Visto isto, uma história como a do garoto norte-americano, Michael Coyne, é de importante destaque.
Michael tomou uma importante decisão ao completar 21 anos, a de começar a trabalhar, no entanto, encontrava uma barreira em seu caminho, sofria preconceito e diversas dificuldades de conseguir um emprego formal devido a sua condição de autista.
“Após completar 21 anos, me inscrevi em vários lugares. Nenhum deles me contratou", disse Coyne.
Contudo, Sheila Coyne, mãe de Michel, sugeriu que o filho procurasse uma maneira alternativa de encontrar um emprego. Sendo assim, ele buscou ajuda e obteve o apoio da família e do programa do Conselho de Deficiências do Desenvolvimento, programa de incentivo norte-americano. Esse programa apoia e impulsiona as ações e atividades de pessoas com deficiência. Isso impulsionou Michel a tomar uma decisão e abrir uma cafeteria.
"Não é fácil para os pais verem seu filho sentar-se na mesa de jantar da cozinha enquanto todos estão aproveitando a vida e os colegas de trabalho, e conversando sobre o dia deles" disse Sheila Coyne.
O sonho se realizou e Michael abriu seu próprio negócio a Red White & Brew Coffeehouse. Atualmente ele tenta trazer esperança para outros jovens que possuem a mesma deficiência, ou outras, e montou sua equipe repleta de pessoas com necessidades especiais.
"Somos uma cafeteria familiar que serve mais do que uma xícara de café. Empregamos pessoas com deficiência no desenvolvimento, incentivamos o envolvimento da comunidade e mudamos a maneira como o mundo vê as pessoas com deficiência. #EuSouCapaz" (Descrição da missão da cafeteria em sua página Facebook)
Em pouco tempo, a cafeteria se tornou um sucesso e um refúgio para outras famílias que têm filhos com deficiência, sendo uma fonte de resistência e acolhimento para todos.
"Tivemos pais entrando com lágrimas nos olhos, na esperança de que seus filhos pequenos fossem eventualmente aceitos na comunidade", disse a mãe de Coyne.
Livros relacionados:
Fonte: ABC6
Fotos: Red White & Brew Coffeehouse
Comments